quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CHAPECÓ - HOSPITAL MUNICIPAL DA IRRESPONSABILIDADE

"Aqui tem tudo pra piorar ainda mais, mesmo que tudo fique apenas nos comentários!" 

Esse teria que ser o nome no momento para a fachada de ''HOSPITAL DA CRIANÇA'', inaugurado pela 'falida Prefeitura de Chapecó', que com a especialista pirotecnia Politica de sempre o hospital teria a função de ser referência no cuidado as crianças e mães. A mesma administração que até agora, pelos comentários ''Parte 1'' (eu disse comentários) circulando por ai, e talvez justifique a falta de médicos no atendimento das crianças não pagou o Salário desses profissionais referente ao mês de setembro. 

A grande verdade nisso tudo é que o povo (os pais com filhos doentes) não querem saber se foi atendido 200 crianças em um só dia. Até porque Hospital Publico não é construído pra funcionar em horário comercial e muito menos pra servir as mentir dos administradores da saúde pública do Município de Chapecó e suas injustificáveis explicações.

Pois com certeza a Prefeitura: 
- já fez o repasse milionário as empresas licitadas para organizar a Efapi;
- já pagou a parcela dos milhões em publicidade mensal; 
- já pagou os alto salários de seus Diretores, Secretário e puxa sacos comissionados.

Isso oportuniza também ampliar o debate para a uma provocação: - Porque o CRM (Conselho Regional de Medicina), ativista dos discursos Xenofóbicos, fascista tão manifesto na vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil (Programa + Médicos do Governo Federal) não se manifesta agora? Pelo menos pra justificar pra população de Chapecó e oeste catarinense a suposta falta de médicos, ou o não pagamento de salários, ou falta de condições de trabalho!

Ainda sem querer apimentar o grau de vergonha, acrescentando a esse descaso no atendimento, pois também pelos comentários ''Parte 2'' (eu disse comentários), um Médico Cirurgião Plástico tem usado a estrutura do 'Hospital da Criança' pra fazer cirurgias de estética para Lipoaspiração e Implante de Silicone em pacientes particulares. - Que tal uma investigação a fundo por parte da imprensa local (se ela existe) ou então da justiça pra ver se confirma tais boatos? - O que dizer mais do que isso?

Apenas que com menos sangria do dinheiro publico em desnecessárias ações duvidosas de publicidade seria possível oferecer atendimento com dignidade ao povo de Chapecó sem a necessidade das mentiras de uma década! E ao povo fica a dica: somente a superação da cegueira imediatista do compensatório, distribuído durante o período eleitoral pode ser o caminho da mudança amanhã. 

Pois, a pior das patologias é a do auto engano que acomete os cidadãos e compromete a ação qualitativa, responsável e de competência do Ente administrativo. E nesse caso em especifico do Hospital da Criança onde as principais vitimas são os pequenos cidadãos de Chapecó, porque sem escolha consciente e comprometida do eleitor tudo se encaminha para o choro, gritos e ranger de dentes. Aqui tem tudo pra piorar ainda mais, mesmo que tudo fique apenas nos comentários! 

ACELERA, ACELERA CHAPECÓ, mesmo sobre os comentários de peitos siliconados, gordurinhas lipoaspiradas, mães desesperadas e a obesidade mórbida de mentira, se é o que temos para o momento!

Neuri Adilio Alves
Pesquisador de Filosofia, livre das amarras da Ilusão.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A FLECHA VERDE DO OESTE ATRAVESSOU O ORGULHO PRECONCEITUOSO

“Ensaio escrever algo sobre Campeonato Brasileiro da Série B, em especifico o jogo Avai 1 X 2 Chapecoense, porque mais uma vez foi a vitória da Humildade contra a Arrogância. Foi o jogo do competente sucesso de uns, contra a magoa, o pré conceito e fracasso momentâneo de outros.

Não dá pra deixar de manifestar meu orgulho em dizer aos quatro cantos do meu país por onde já andei, que nasci e cresci na cidade de Chapecó. Nesta região de gente honesta, trabalhadora e de grande valores culturais. Embora, em um estado brasileiro onde existem nichos de ColoniZADOS com cabeça de coloniZADORES, que adoram nos chamar de Índios como instrumento do adjetivismo depreciativo. Uma clara manifestação de mentalidades pobres, mesquinhas e imaturas. 

Porque digo isso? - Porque o orgulho insano dos que vivem da miséria de cultura, do bairrismo geográfico como sinônimo de emancipação e status social, da leviandade madura não conseguem admitir. Afinal, deve estar sendo duro para alguns torcedores de Clubes como Avai, Figueirense e Joinville aceitar que um Time de Futebol do INTERIOR do Estado de Santa Catarina (na terra de índios) possa estar dando espetáculo: primeiro de humildade e depois de competência tática aos ditos grandes do futebol catarinense dentro dos próprios estádios. Exemplo disso, a recente vitória da Chapecoense no último sábado contra o AVAI em plena Ressacada!

Mas este meu manifesto se direciona em especifico as redes sociais onde tem sido ASSUSTADOR os atos de preconceito, DEGRADANTE pela arrogância, TRISTE pela displicência vergonhosa como alguns torcedores dos citados clubes grandes buscam atentar contra o sucesso da Chapecoense e o povo do Oeste Catarinense na Série B do Campeonato Brasileiro. Tomados de uma espécie de complexo de inferioridade, imaturos que são, buscam atingir o legado de nossa cultura. Fazem questão de usar expressões como 'ÍNDIOS DO OESTE' na tentativa de nos ofender. Como se nós tivéssemos no mesmo nível de alienação secular do qual estão mergulhados, e ficássemos magoados. 

Ao contrário do que eles pensam com essa compreensão limitadissima de valores, isso nos faz mais forte, porque realça parte de nossas raízes, de nossa cultura, de nosso ethos social, nosso orgulho de povo. Porque TEMOS SIM um PÉ NA ALDEIA (seja Guarani, ou Kaingang), assim como temos também as duras cicatrizes de uma colonização bandida, criminosa e não podemos esconder. Mas acima de tudo, somos um povo, movidos na paixão pela terra que converge com tudo o que se busca, inclusive também no futebol. 

A grande verdade, é que sem identidade não há conhecimento, talvez seja isso que nos faça diferentes, porque temos uma forte identidade cultural e histórica. O problema dos complexos, pertence tão somente aos que precisam continuar procurando a própria identidade no grande fosso da ignorância, do preconceito, explicitado na falta de cultura. Ou então, continuar na arte de reinventar as mentiras e o ledo engano de emancipação social a si mesmos, sendo esse o pior dos caminhos.

Nada tenho contra a geografia litorânea catarinense e o povo que lhes ocupa de forma civilizada, madura e que contribuem para a construção de nosso estado. Entre esses, meus 4 irmãos e centenas de amigos e conhecidos que há décadas pra lá mudaram-se. Mas não posso dizer o mesmo dos que habitam o terreno movediço da falta de educação, de respeito, e suas insanidades do fanatismo desprovidos de razão. São os mesmo que geralmente fazem do futebol uma válvula de escape para suas frustrações, suas agressividade covardes, usando do bairrismo depreciativo e preconceituoso.

Mas preciso reafirmar que vitórias como as que a Chapecoense (o Time de Índios) obteve contra o ' ''GRANDE AVAI'' ', deveria valer 6 pontos, afinal:

... é a vitória de um time "PEQUENO" mas com grande humildade;

... é a vitória de um time "MODESTO" mas com imenso orgulho de suas origens;

… é a vitória de um time com “OBEDIÊNCIA TÁTICA” contra o orgulho e as altas folhas de pagamentos do adversário;

... é a vitória de um time de "ÍNDIOS" (como vós adoram dizer) mas que tem orgulho das batalhas travadas com dignidade porque é feito por guerreiros;

... é a vitória de um time de Homens, despidos do pré conceito, por isso se tornam grandes;

... é a vitória de um time, de um povo de toda Região Oeste que tem orgulho do contato com a terra, com o mato, a produção de suínos e aves;

... é a vitória de um time sem chuteiras, porque calçam os pés com a alma, coração e os sonhos, que os orgulhosos alimentados pelo preconceito não conseguem ter.

Ah, antes que eu esqueça! Por esses dias o povo do Oeste Catarinense vai dormir de alma lavada, honra defendida, orgulho de sua história. A memória de nossas origens encravadas no coração das rodas de conversa, e nos livros de história se reafirma na alma talentosa de um grupo jogando bola. 

A vós, só resta a esperança de que possam mais cedo ou mais tarde se despirem do orgulho de colonizados, mimetizados na ignorância desinformada. Para que assim possam subir, não a primeira divisão do futebol, mas da maturidade e respeito com os valores da cultura diferente. Algo que a ignorância pertencente aos arrogantes não deixa se abrir. 

Não sou um apreciador nato do futebol, porque o meu campo é a "Arena" das palavras, dos livros, e a trave com a qual eu luto diariamente é para romper as arestas de minha própria ignorância. Confesso! Não é fácil, mas tenho aprendido muito com os mais humildes e as culturas diferentes, e o meu Gol de placa favorito é o respeito. Quanto a Chapecoense parece ser inevitável continuar provocando ciumes, porque a SÉRIE A vem ai! E AMANHÃ TEM MAIS!

Neuri Adilio Alves 
Filósofo, Professor Pesquisador 

domingo, 13 de outubro de 2013

MAS O QUE É A ESCOLA?

"A escola é uma experiência... é uma esperança."

A escola não é ilha isolada no oceano social. Não é lugar para guardar crianças, ou reformá-las, embora possa ajudar, orientar e até alimentar. A escola não é paraíso. Nem inferno. A escola não está aí por acaso. A escola salvará a sociedade se a sociedade salvar a escola. 

Os professores são pessoas cuja profissão é ajudar na humanização de outras pessoas, os alunos. Cabe aos professores avaliarem os alunos. Avaliação não é punição. Não é acusação. Não é vingança. Não é fatalismo. Não é perseguição. Não é condescendência. 

Cabe aos pais acompanharem os filhos. Conversar com os filhos sobre a escola. Conversar com a escola sobre os filhos. Conversarem pai e mãe entre si sobre a escola que os filhos freqüentam. 

Cabe aos alunos entenderem a escola. Cuidarem dela. Defendê-la. A escola não é ponto de tráfico de drogas. A escola não é a sede do tédio. Não é apenas lugar de encontro. Mas o que é a escola mesmo? 

A escola não é uma idéia vaga. Não é um lugar onde há ou não há vagas. Não é vagão de trem onde entramos e do qual saímos quando chega à próxima estação. 

A escola não é a sua quadra de esportes, não é um conjunto de salas de aula, não são suas paredes (sujas ou limpas), janelas (abertas ou fechadas), portas (com cadeados ou não), armários (vazios ou cheios), escadas (perigosas ou seguras), computadores (novos ou obsoletos), bibliotecas (reais ou fictícias). A escola não é o que vemos. 

A escola não é arquivo morto. A escola não é cabide de empregos. Não é moeda de troca política. Não é campo de batalha. Não é um curso de idiomas. Não é empresa competitiva. A escola não é clube, não é feira, não é igreja, não é partido. 

A escola, o que é? Sabe a escola nos dizer o que ela é? Alguém sabe? 

A escola é um problema insolúvel. 
A escola é uma probabilidade. 
A escola é uma experiência... é uma esperança.

(*Texto publicado em abril de 2008*)

Gabriel Perissé - Professor Palestrante e EscritorPós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CHAPECÓ - EFAPI 2013 VAI DAR PREJUÍZO? É O QUE PARECE!

A baixa expectativa na venda de Ingresso pra Feira já compromete as dividas assumidas! Sim, os primeiros dias apontaram que haveria baixa na venda quando se esperava comercializar mais de 500 mil ingressos pra cobrir os custos!

Por isso, ao contrário do que muitos pensam que a redução nos valores majorados de Ingressos para Efapi foi uma ação benevolente de 'Politica Social de Acesso' a feira por parte do proposta pelo candidato a Deputado Federal em campanha para 2014 errou. O que aconteceu foi que a expectativa de atração do público que estava acima da realidade mesmo com os preços elevados nos ingressos fracassou e a arrecadação que ficaria no limite dos custos, agora acena pra prejuízo. 

E com a frustração na expectativa venho o susto com a dupla conta pra pagar com as múltiplas "atrações artísticas" diárias. Por isso a estratégia desesperada para tentar atrair mais público e minimizar o imenso impacto nas despesas de contrato como os "artistas midiáticos globais" que deve atingir no minimo a casa dos 5 milhão de reais com as mais de 30 atrações. O público pagante não dará conta de pagar os custos de tudo isso!

Dizer que a feira vai atingir a casa de 500 mil visitantes não quer dizer nada quando se trata de cobrir gastos, tendo em vista que nem todo numero de visitantes significa arrecadação de ingressos. Aliás, em torno de 60% apenas desse público pagaria ingressos, o restante fica como os dias de gratuidade, somando a esses as franquias para amigos, patrocinadores, aliados políticos e organizadores da feira.

Então! Que bom que baixou o Valor dos Ingressos! - Que bom que minha cabeça ainda esta tão bem aguçada para dissecar as artimanhas dos que pensam que podem enganar a todo mundo! - Que bom seria se o Povo abrisse os olhos e boicotasse a festa cretina na sua totalidade!

Tenho a impressão que a feira vai dar prejuízo por duas razões: PRIMEIRA porque a venda de ingressos ficou abaixo da expectativa esperada e a lógica dos dois shows por noite não decolou motivações multiplicadas. SEGUNDO, muitos expositores, 'os grandes' com certeza receberam o bônus da isenção em detrimento de favores passados ou futuros que viram em breve para 2014.

Finalmente! Que vergonha aos que insistem em continuar enganando o povo. Mesmo quando o Ministério Público descobre irregularidades nas licitações para os Shows e bloqueia os bens das empresas Gdo e SMO, ( ao que parece "dedocraticamente vencedoras" da Licitação), do Coordenador da Feira e do Prefeito Caramori em valores que atinge 12 milhões de reais bloqueados.

Se a gente somar todas as mazelas em torno da Feira, do BOLSA ALFAFA pra Cavalos de Raça, BOLSA FAVORECIMENTO pra Grupos Seletos, e os BÔNUS ALIADOS do Governo, teremos sim uma espécie de Corte Realeza completa com o REI, PALHAÇO, BOBO e a PLEBE. O J. REI favorecido para 2014, os Palhaços da Publicidade sorrindo a toa, o Bobo da corte com cara de inocente, e todos nós da Plebe pagando as contas. O Espetáculo parece circense, mas tem sabor amargo de ônus aos cofres públicos e imagem manchada da cidade mais uma vez. 

ATÉ ONDE ESSE ESPETÁCULO PATÉTICO AINDA VAI?

Neuri Adilio Alves
Filósofo, Professor Pesquisador

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DAS MARCAS E IDENTIDADES POLITICAS

“A política é a arte do possível. Toda a vida é política”. (Cesare Pavese)


Depois das eleições, é comum que diferentes pontos de vista sejam empenhados para justificar os resultados e o suposto recado da população através das urnas. Para além destes elementos, é importante destacar como os políticos, agora eleitos, foram conquistando para si a confiança dos outros e como foram capazes de mobilizar mentes e corações que os acompanharam durante o período eleitoral. Nas eleições municipais, a proximidade, o conhecimento e reconhecimento dos candidatos somam-se para a definição e tem certo peso na definição das escolhas.

Cada um de nós compõe a sua história social. Somos o que somos e o que representamos. Em torno da gente, construímos um ideário que se compõe a partir das nossas ideias e atitudes, das nossas relações pessoais e interpessoais e dos nossos posicionamentos em relação à vida, à sociedade e o mundo. Todos somos seres políticos e “toda a vida é política” porque viver em sociedade exige posicionamentos, opções e virtudes, permanentemente. Quem se dispõe à vida pública deve saber que todos estes elementos serão avaliados e confrontados com aquilo que propõe como soluções coletivas. Daí que não é possível separar a pessoa da função ou do cargo e vice-versa.

A política, para além da busca do bem-comum, é uma grande paixão que alimenta horizontes utópicos pessoais e coletivos. Cada candidato, ao longo de sua vida, foi construindo um capital social que, nas eleições, colabora para criar uma identidade com o seu eleitor. Este capital é social porque construído na relação com a comunidade, com o partido e com seus pares (apoiadores). Muitos chamam este capital de carisma, de marca, de imagem, de identidade própria, de peculiaridade.

Quando o marketing e a propaganda política traduzem e afirmam a identidade dos candidatos, cumprem papel preponderante para subsidiar a escolha dos eleitores (ao ler esta reflexão você pode estar avaliando o quanto foi influenciado pela propaganda e mídia na decisão de seu voto). Do contrário, a propaganda soa falsa, não cola na imagem do candidato e passa ao eleitor uma ideia de falsidade ou inverdade.

Contexto político e econômico favorável, apoio político, fala boa e bem articulada, boa comunicação, marketing e argumentos bem construídos nem sempre são suficientes para ganhar uma eleição. Ao analisar boa parte dos prefeitos eleitos em nosso país, inclusive os muito bem votados, podemos constatar que, em grande medida, a maioria elegeu-se também por conta de sua marca e identidade pessoal na vida pública. Daí a imaginar que, se não preponderante, a marca e a identidade pessoal são um grande “plus” para quem deseja ganhar uma eleição.

Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FILOSOFIA, É O TERRENO DA NOSSA INEVITÁVEL PAIXÃO

"Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade!"


A Filosofia tem um programa a realizar no mundo e se o filósofo não possui o desejo de mudança, de transformação frente a realidade em que vive, ele precisa buscar um outro lugar no mundo do conhecimento. Pois a exemplo da definição do filósofo Gramsci, a filosofia da práxis se apresenta como a história de todas as filosofias, porque vai questionar todos os sistemas e estruturas impregnados na sociedade.

Não se muda o mundo mudando apenas o discurso sobre ele, é preciso ser elemento de transformação. E a função da filosofia enquanto elemento critico é de impedir que os homens sejam dominados pelas forças alienadoras presentes na organização social. 

Porque ser filósofo, é munir-se da capacidade de romper com estruturas e admirar-se pelos desejos de fomentar as problematizações da realidade. E neste terreno, a filosofia também deve ter a função social de dizer a todos que nem tudo está perdido, e ser anunciadora da esperança.

De modo algum, a filosofia pode permanecer estática diante das transformações e avanços do progresso tecnocientífico como que nascidos de uma equação A+B igual a senso comum, e descansar sobre este posicionamento sem um profundo análise ético. 

Sim, porque a filosofia é uma prática da cidadania. Ela permite as pessoas formar conceitos, tomar posição diante dos problemas. E aqui existe uma estreita relação entre filosofia e práxis, sempre presando pela liberdade de pensamento, pois do contrário fugiria de seu caráter próprio. Não existe uma filosofia que esteja a altura de dar a última instância sobre qualquer coisa, mas ela é exercício constante. Ciência como processo cumulativo vai pro museu, mas filosofia nunca, porque ela é sempre atual. 

Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade! E a vida é um movimento continuo, assim como as águas que correm desde o rio de Heráclito incessantemente, sem nos dar a possibilidades de banhar-se nelas duas vezes novamente. 

Em um mundo onde tudo se produz com tempo de validade, liquidez, desgaste e consumo a filosofia é o único e indispensável incessante, porque é Philia, Ágape, in aeternum, o terreno da minha, da nossa inevitável 'natura' paixão. Por ser um composto presente no DNA do homo sapiens. Eu e você!

Neuri Adilio Alves
Professor Pesquisador e Curioso no Mundo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MOTIVOS DA EXTRAORDINÁRIA INCIDÊNCIA DE MARX NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Dos pensadores que se projetaram na história humana pouquíssimos tiveram como Marx a capacidade de incidir não só sobre orientação da cultura, mas também sobre as instituições, e com isso, sobre o destino de milhões de pessoas. Em pouco menos de um século o pensamento de Marx se impôs ao mundo contemporâneo com tanta força que os seus diagnósticos ocupam o centro de todas as grandes controvérsias e politicas, e uma parte considerável de Estados do Oriente e do Ocidente se inspira em suas doutrinas.

Em todo o mundo movimentos políticos das mais diversas origens se referem direta ou indiretamente, aderindo ou opondo-se, às idéias deste pensador.

Qual a razão desta extraordinária incidência do pensamento de Marx no mundo contemporâneo?

Podemos concordar com Umberto Cerroni, para o qual a razão deve ser procurada num sólido feixe de ensinamentos que parecem oferecer uma resposta adequada a questões capitais de nosso tempo. Ensinamentos como:

- Marx inseriu a cultura diretamente na prática de nossa existência;

- Deu explicação desta existência que parte dela mesma;

- Viu na existência humana uma articulação histórica da existência organizada dos homens;

- Viu na existência organizada dos homens um resultado da organização produtiva dos homens;

- Explicou definitivamente o mundo moderno a partir de suas condições materiais, sem reduzi-lo a estas condições;

- Ofereceu, em particular, o primeiro e até agora o único diagnóstico aprofundado da sociedade moderna como baseada na produção e na apropriação privada de riqueza socialmente produzida como sociedade que, em contradição com o seu crescente caráter social-objetivo, cinde a comunidade dos sujeitos em classes opostas: capitalistas e operários;

- E por fim, previu a radical crises histórica deste tipo de sociedade e a possibilidade de construir outra, fundada não em um abstrato programa renovador, mas na supressão das contradições hoje existentes.

Embora nem tudo o que o filósofo dissecou como constatação em relação a sociedade e suas formas de organização social, possa ser reivindicada como verdade absoluta, o seu legado é um inquestionável tesouro do pensamento moderno. 

Marx, vive e viverá enquanto a vida social existir, porque ele é parte desta espécie de amalgama descritiva e prognóstica que da consistência a vida em sociedade. Marx não morre, o que morre são todos o pré juízos emitidos contra seu pensamento.

Como estudante permanente da filosofia confesso que não sou um exímio apreciador de seu pensamento, porque na filosofia trilhei pelo caminho do existencialismo como instrumento de uma leitura mais antropo-fenomenológico do ser humano e confrontar com minhas próprias angustias. 

Mas somente com Marx consigo entender os reflexos das angustias que afetam o homem do mundo contemporâneo, tanto existencial, como sócio-econômico-cultural!

Neuri Adilio Alves
Estudante Permanente de Filosofia 

Artigo fundamentado com: *CERRONI, U., Il pensiero di Marx, Roma, 9-10
Batista Mondin pág 106-107.