segunda-feira, 21 de março de 2016

UM MINUTO CONTIGO NO CONFESSIONÁRIO IRMÃO MAIOR

No ato dos movimentos sociais na ultima sexta feira em Chapecó senti a falta de meu irmão maior, ex confrade na Congregação dos Padres Combonianos Dom Odelir bispo dessa diocese. Me perdoe caso cometa injustiças e pré-juízos, mas não me preocupa o pecado dos excessos e sim das ausências.

Sei bem que São Daniel Comboni (fundador dos Combonianos) em seus ensinamentos orienta que sejamos 'pedra escondida', ajudar sem aparecer. Mas a história mostra para além das exegese doutrinária que Jesus não teve medo de tomar posição, pois era homem de convicção profunda: sabia o que fazia, porque fazia e assumiu as consequências até o fim.


Atravessamos um momento no país que precisamos ser pedras que falam como diz o evangelho quando tentam calar as vozes que denunciam e combatem as injustiças. Precisamos ser palavras firmes frente a realidades como essa onde a injustiça empurra nossa porta e como ovelhas obedientes e acuados 'bom pastores' apenas abrimos as portas para que ela possa entrar, saquear tudo o que é nosso, violentar esperanças.

O atual papa Francisco também tem assumido abertamente a defesa das classes excluídas e ameaçadas com discurso forte de combate as injustiças e atentado as democracias dentro do parlamento sanguinário norte americano, Bispos no Brasil tem assumido abertamente a defesa da democracia nesse momento. E por aqui estaria faltando o que então: profetismo???

Não espere irmão maior que sua função missionário seja transformada em mera casa de acolhida, que a sua cúria venha ser embaixada para acolher perseguidos políticos amanhã. O ressuscitado não morreu primeiro na cruz, morreu sim na negação de quem lhes dizia amar e seguir, morreu ante displicência de Pilatos, morreu ante a ignorância da turbamulta que inocentou Barrabás e culminou na humilhação final de soldados a serviço do estado - da pior forma possível.

Este irmão 'menor', pecador 'maior', curioso do mundo, filho das lutas dessa terra, semente das convicções profundas que amadurecem incessantemente na grande arvore de Dom José. Eu, ex 'pedra escondida' que rompe a terra que o esconde, que deseja ver a justiça como bem maior e não as vontades de uma elite local que come a hóstia na celebração do domingo, mas bebe o sangue dos trabalhadores e subalterno após o ide em paz dominical. 

Receba estas palavras sem o menosprezo da hierarquia, mas humildade dos que assumem a missão da coragem e do amor. Não as receba como criticas vazias com profanas constatações, pois se o evangelho não estiver a serviço da justiça e da vida ele escolheu o caminho da exclusão, da negação dos princípios, das pedras que se calam ante o silêncio dos profetas - uma igreja assim é uma igreja morta. A igreja latino americana não nasceu para morrer, mas para libertar, assumindo o lado dos pobres e perseguidos. 

A hora é de escolher o lado ou assumir por que não. Nenhuma liberdade resiste ao golpe dos que atacam, ameaçam e usurpam com a conivência dos que pode fazer o contraponto, mas se calam e se fecham. Se você lá estava 'IRMÃO MAIOR' perdoe a petulância  deste pecador irmão menor. 

Neuri A. Alves - Professor, Pesquisador e Assessor de Formação e Educação Popular