segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O QUE APRENDI SENDO PAI NAS NOITES, DIAS, PERTO E DISTANTE!

''A gente não nasce pai educador... A gente nasce aprendiz e morreremos apreendendo, porque filho é obra para vida e a vida é a única obra que nunca ficará pronta.''

A gente não nasce Pai, a gente nasce possibilidade, a gente nasce vir a ser, a gente nasce construção e se realiza quando torna-se. Não meramente pai biológico, mas pai existente, pai presente, pai responsável e apaixonado.

A gente não nasce para trocar fraldas, dar banho, mamadeira, papinha e balançar durante as noites de insônia, a gente nasce para SER tudo isso ao mesmo tempo.
A gente nasce para ser amor, porque o amor é capacidade de fazer, atender, promover e refletir a felicidade do filho. Quem não ama não pode ser pai, nunca será pai e muito menos sentirá a existência do filho.

A gente não nasce pai exemplar, a gente se faz a caminho, porque caminhar é amar, apreender. E então assumimos essa condição de ser o espelho do filho, do bom caráter, do exigente, estimulante e orientador. A gente nasce para ser o herói, não aquele de carne osso, mas o herói de sentimentos, que não está ali para salvar e sim para amar porque o amor vaporiza inseguranças e sedimenta segurança.

A gente não nasce pai para pagar pensão, a gente não nasce pai para brigar nos tribunais, a gente nasce para se assumir pai. A gente nasce para ser livre, amadurecer consciência e assumir a responsabilidade de ser espelho, de ser saudade, de ser segurança, de ser esperança na vida do filho.

A gente não nasce para ser meramente pai, a gente nasce para ser ‘PÃE’ pai e mãe junto, porque filho não vem com manual contendo cuidados específicos para progenitor e progenitora. Filho é como flor cultivado nos jardins da vida por onde a família passeia, observa, cuida e ama incessantemente, porque um jardim abandonado é um lugar triste onde a beleza, sonhos e objetivos morrem.

A gente não nasce pai educador, a gente nasce educando, nasce pai e filho, filho e pai. A gente nasce aprendiz e morreremos apreendendo, porque filho é obra para vida e a vida é a única obra que nunca ficará pronta.

A gente não nasce para comemorar datas, a gente nasce para ser data todos os dias, relógio vinte quatro horas, sombreiro dos dias quentes, agasalho dos dias frios, e abrigo aos dias de tempestades. A gente nasce para ser, sendo e assumindo.

A gente não nasce pai, a gente nasce filho, nasce mãe, nasce avô, nasce sonho. A gente será sempre o filho: do pai, do tempo, do lugar, da vida e do amor – Pai e FILHO, Filho e PAI, ontem, hoje, amanhã até tarde da vida e o renascer na geração seguinte.

Pai e FILHO, Filho e PAI tem que ser dialética do Amor – eu tenho um filho e nele me torno, me educo, me renovo, me espelho, me reflito, amadureço e amo. Sou o ontem, o hoje e ainda serei o amanhã Pai e FILHO, Filho e PAI. Porque PAI de verdade não se explica no biológico, mas no silogismo lógico e verdadeiro do cuidado permanente e no amor incondicional!


Neuri Adilio Alves - Pai, Professor Pesquisador em Filosofia e Antropologia Filosófica Existencial.