quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ORGIA E FALTA DE RESPEITO A CÉU ABERTO – AQUI TUDO PODE!

“Em Chapecó o passeio público foi planejado para uso dos pedestres e não para virar extensão de estabelecimento comercial, ou sala de orgia a moda do Imperador Romano Calígula!”

Pra mim é inaceitável liberar espaço do passeio público para Bares, Restaurantes, Choperias e similares fazerem uso, apenas pela justificativa de gerar emprego, de regulamentar o especificado em lei, ou liberando horários. Isso é a manifestação cretina dos mesmos que outrora combatiam o consumo de álcool em frente a Postos de Combustíveis, mas que regulamentam o consumo nas calçadas da avenida. A cidade se torna cada vez mais a 'casa da mãe Joana', o 'jardim aberto do tudo pode', o 'grande anfiteatro das festas bacanais'.

Já morei em grandes cidades com espaço reservado para mesas pelas calçadas, mas todas transformaram estes locais em grandes calçadões abertos ao deslocamento opcional das pessoas. Mas se aqui em Chapecó é inevitável que pelo menos se melhore esta lei da 'orgia aberta'. E dentro deste ínterim se faça necessário caríssimo Secretário de Defesa do Cidadão que também especifique um adendo na referida lei que: 'no dia que um pedestre desrespeitado (num ato insano) meter uma 'bala na cara de um embriagado que mexeu com sua esposa, sua filha (o) ou com ele mesmo ao passar pela calçada também o proprietário do estabelecimento seja responsabilizado.' 

Complementos como este nas regulamentações são importante para equilibrar a libertinagem no município do 'tudo pode'. Digo isso porque já vi casos de falta de respeito por parte dos que sentam para tomar uma cervejinha, geralmente famigerados de cultura que fogem aos limites do respeito. E são sempre os mesmos que sentem-se no direito de dominar o espaço e desrespeitar quem passa na calçada em locais como na quadra do Palácio dos Esportes, nos bares próximo ao Brasão Avenida, na quadra entre as ruas São Pedro e Paulo Marques, entre outros locais com grande fluxo de pessoas. Para se evitar novas discussões futuras aproveitem para liberar a criação dos 'ORGI-DRIVERS' regulamentando o prazer na região central, assim desafoga também a vergonhosa prostituição alocada junto ao terminal urbano de passageiros.

Há! ... se faltar espaço nas calçadas nobre Secretário, manda fechar a avenida e libera para os estabelecimentos encher de mesa. Mas deixa que todos os vendedores ambulantes e afins também possam colocar suas mesas, cadeiras, redes, por onde desejarem já que aqui a única restrição: “É PROBIDO PROIBIR para alguns!”

Neuri Adilio Alves