domingo, 21 de julho de 2013

A DESCRENÇA NA POLITICA E O BODE EXPIATÓRIO DA VEZ

"... o que convence são mudanças de atitudes expostas a luz dos projetos coletivos, cada vez mais raros na politica moderna!"

Sempre vi no Deputado Cândido Vaccarezza o rosto do fisiologismo mais sacana e putrefato da politica atual. Orlando Silva foi vítima de seu veneno ao ser colocado no olho de um furacão soprado sobre a ambição de fazer de Fernando Haddad prefeito de São Paulo e evitar o acumulo de força politica que Orlando vinha agregando enquanto Ministro dos Esportes. Afinal nada foi provado contra Orlando, a não ser toda esta armação bandida que hoje podemos confirmar pelo arquivamento das gratuitas e baixas acusações que eram retroalimentadas por Vaccarezza na surdina das articulações e interesses, servido como vinho festivo na taça pragmática e suja do então Procurador Geral da República Roberto Gurgel (outro boçal).

Mas não é por esta razão e outras abertamente pontuais que jogar nas costas do Deputado Vaccarezza toda culpa pelo derretimento de concepções ideológicos, desvio no projeto politico de reformas e uma ampla pauta nacional de mudanças que vai solucionar os problemas atuais. O Problema não são os aliados, o problema tem sido as negociatas por dentro do modelo atual que transformou a 'Ética' de um amplo projeto de transformação com inclusão social, uma 'Ética da práxis deturpada' pelos privilégios institucionais de uns e o sangramento moral de homens sérios como Orlando Silva para favorecer seus pares. 

Então é preciso avaliar com maturidade e acima de tudo humildade para reconhecer que o inimigo pode estar dentro da própria casa ideológica. Nestas divisões loteadas por tendências e nas dependências das negociatas do grande feirão de mazelas da política suja. Por isso grande parte, entre eles os aliados históricos não podem ser apontados com válvula de escape e negação dos próprios erros. Talvez por isso em 10 anos de governo se perdeu para além da humildade a capacidade de se auto avaliar. E quando se perde isso, significa que o retrovisor do compromisso histórico foi quebrado. E ao atingir este estágio da deturpação fica mais difícil propor avanços políticos e exigir fidelidade de aliados. Principalmente quando se coloca como barganha na mesa de votações de importantes projetos para o Brasil o loteamento nominal de candidatos para Prefeitos em 2018 e a Presidência em 2020. 

Simples e direto, é assim que se coloca o dedo na ferida e se pode encontrar o antídoto pra cura das contradições. Fora isso, inimigo é aquele que se abstém de questionar os erros na atuação política. E o pior deles é aquele que arruma um 'Ente' falacioso para solucionar um problema verdadeiro. Vaccareza não é santo, mas demônios maiores habitam a causa mortis da ética e fidelidade neste governo. Inocentes mesmo são poucos como ex ministro do Esporte e atual vereador de São Paulo, enquanto as únicas vitimas/culpadas são a turba eleitoral que vota em grande parte sob a perspectiva da vantagem marginal na base cidadã nesta grande Ágora (ἀγείρω) da democracia. 

Documentos não convencem, o que convence são mudanças de atitudes expostas a luz dos projetos coletivos, cada vez mais raros na politica moderna!

Neuri Adilio Alves
Professor, Filósofo e Pesquisador