quinta-feira, 28 de março de 2013

TROTE PARA CALOUROS UNIVERSITÁRIOS É PERVERSÃO

"(...) toda forma de Trote a Calouros é uma manifestação primeva de barbarismo e Perversão, e todo proponente é por conseguinte um PERVERSO também." 

Independente do modo como é aplicado este atentado a dignidade humana nominalizado de 'TROTE DE CALOURO' é uma perversão violenta de 'mentes doentes' e má intencionadas. Independente do modo como ele possa ser aplicado, tanto no mascarado estilo 'Solidário da Benevolência Forçada'; assim bem como, pela mais vil da 'Exposição Humilhante' do calouro nos mais diferentes meios de ridicularizar sua presença na universidade é perversão das bárbaras sim! 

Nada justifica a atitude dos que se dizem veteranos em coisificar seus pares que iniciam por merecimento e capacidade sua etapa na formação superior! Toda universidade que se preza deve combater severamente qualquer uma destas formas de agressão a quem quer que seja o individuo. 

Estudante não tem que ser castigado, mas sim reverenciado pela atitude de coragem de seguir em frente, pela ternura de seus sonhos, pela entrega necessária para subir acima das adversidades de nosso tempo e cumprir as fundamentais etapas da formação Humana, Profissional, Cultural e de Emancipação Social de uma nação! 

Vou citar aqui apenas um exemplo de como é perigoso tentar 'coisificar' o jovem desconhecido que vai iniciar a vida acadêmica tentando lhes expor a humilhação pública. É o caso de um jovem cidadão que conheci em Curitiba no ano de 1998 aprovado em um curso concorrido do vestibular com média de 37 alunos por vaga. Este calouro de origem humilde durante as primeiras semanas de aula, diante das promessas e ameaças do "Trote" dos veteranos nesta grande universidade da capital paranaense frequentou as aulas 'armado' (preparado pra matar). Só não fez bobagem porque consegui convencer os sedentos veteranos 'idiotas' organizadores do trote que preparavam a ação kamikaze. 

É necessário ressaltar que um cidadão armado nunca estará bem intencionado com uma atitude desta, com certeza. De modo que também os prepotentes veteranos com suas mentes doentias também não estavam, ao fazerem os calouros tomar banho em uma 'piscina de barro' na Praça Carlos Gomes no centro de Curitiba. Se não bastasse isso, após o ritual de passagem no barro seguia-se para semáforo pedir dinheiro entre os carros enquanto os perversos se deleitavam diante de tamanha humilhação! 

Se universidade não é o lugar onde podemos revolucionar avanços culturais, o ambiente onde podemos ir lapidando nosso modo de ver, julgar e amadurecer. O espaço que nos propicia contribuir com as necessárias mudanças que tange a nossa própria existência enquanto ser social e o mundo a nossa volta, com certeza ela se desviou do seu propósito primeiro. 

É inadmissível que um estudante que conhece o regimento interno de uma universidade, os limites de seus direitos, a clareza seus deveres e assim mesmo de forma desafiadora viole o contrato social de bem estar a serviço de seus egocêntricos interesses ou de um seleto grupo. Estudante que age assim deve ser punido severamente, pois a delinquência na vida social é fruto destas atitudes de rompimento com as normas sejam elas de ordem restritiva a universidade ou de toda coletividade. 

Neste inicio de ano muitos veteranos ainda estão sob a ressaca de suas orgias de perversões punitivas para como os seus novos colegas, assim bem como, muitos calouros devem estar chagados pelo sentimento da humilhação, mesmo quando não reveladas publicamente mas no intimo a ferida sangra. E enquanto se fecham estas fissuras abertas que dividem a alegria da conquista de ter chegado ali e o impacto humilhante da recepção em descompasso com o propósito deve se abrir sim o leque da discussão permanente se necessário sobre estas atitudes marginais a vida acadêmica. 

E a nós os telespectadores quase inertes desses rituais de passagens, requintados na sua grande maioria de barbarismo, só nos resta ficar esperançoso de que o 'Homo Sapiens/Sapiens' que nos caracteriza e nos diferencia de todas as demais espécies possa dentro do ambiente universitário justificar nas atitudes e ações este diferencial qualitativo. 

Mas que sejam atitudes maduras dicotomizadas do desnecessário agir do Homo Passio/Pathos, retirado em seu egocentrismo narcísico, sádico, animalesco. Trote Solidário, Trote Cidadão, Trote Benevolente, não passam de figuras de linguagem e piada social. Trote é crime e tem que se denunciado! Porque ainda prefiro reafirma que toda forma de Trote a Calouros é uma manifestação primeva de barbarismo e Perversão, e todo proponente é por conseguinte um PERVERSO também. De modo que toda mente 'Perversa' é a um só tempo uma ameça a integridade física, a dignidade humana e a vida social. 

Professor 
Neuri Adilio Alves