quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FETICHE DO CAPITAL AQUI ESTAMOS NÓS


"Não tenho saudades do tempo de dificuldades, mas tenho dificuldade de  comprar Havaianas no valor que esta!"

"No Capitalismo tudo passa a ser 'chique'! Veja o exemplo clássico das populares Sandálias HAVAIANAS e de produtos como as Malhas HERING (aqui em Santa Catarina) que eram mercadorias de maior uso/consumo apenas pelos pobres. E a razão se dava pela viabilidade econômica ligada a camada social com seus valores compatíveis aos ganhos do assalariado de época. Sendo os mesmos formados basicamente de operários, lavradores, pescadores e familiares. Aliás quem de nós não usou uma camiseta Hering, ou uma "Chinela" Havaianas? 

E hoje você já fez uma breve visita aos locais onde se comercializam estes produtos? Como é possível perceber o 'darwinista sistema de capital' agregando publicidade e nos consumindo como presas na grande engrenagem da Mercadoria e seu processo cíclico de permanente exploração! 

Hoje para além da necessidade colocar uma Sandália Havaianas nos pés, encontra-se o desejo de ser a mais decorada e bonita possível. Não sendo diferente de qualquer peça da Hering que virou 'artigo de luxo' em suas Lojinhas Chiques espalhadas por avenidas e grandes Schopping, com seus produtos apresentados por jovens bem maquiadas, perfumadas e produzidas como sacerdotisas do grande templo do consumo da etiqueta. 

Fato mesmo que entre centenas de milhares de produtos 'reciclado esteticamente' no grande tempo do consumo eu apenas exemplifiquei estes dois, que assim como tantos se tornaram objetos de luxo. E consequentemente ficando com certeza cada vez mais distante dos trabalhadores ao terem sido elevados às 'vitrines iconizadas' dos artigos de alto poder aquisitivo. Embora num passado pouco distante quando eu iniciava minha vida escolar calçando as 'Sandálias Havaiana' e vestindo as sofridas camisetas de malha Hering nós eramos vistos apenas como números da pobreza e miséria as margens da sociedade privilegiada de consumo. 

Uma salva de palmas ao capitalismo! E uma boa sorte a todos nós mercadorias consumidoras, vitimas do permanente canibalismo do mercado das coisas fúteis mas atrativas, assim como das luxuosas necessidades desconhecidas. Agora me desculpem mas preciso dar uma olhada nas vitrines esta tudo muito lindo e atrativo por aqui. Estão todos convidados... vem comigo!

Neuri Adilio Alves