domingo, 11 de abril de 2010

Greve dos professores: Serra pediu ajuda a Lula 

e rasgou acordo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (10), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que o pré-candidato do PSDB à presidência, José Serra, pediu sua ajuda quando ainda estava à frente do governo de São Paulo para debelar uma manifestação de professores grevistas, mas descumpriu o acordo. Serra teria se comprometido a receber pessoalmente os professores, mas mandou o secretário da Educação, Paulo Renato, como representante.

O pedido de ajuda ocorreu durante uma cerimônia de entrega de ambulâncias da qual ambos participaram em Tatuí, no interior paulista, em 25 de março. “Lá em Tatuí, fomos procurados pelo seu adversário que dizia para nós tentarmos ajudar na greve dos professores que iriam ao Palácio dos Bandeirantes em determinado dia”, disse Lula à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.

“Vim para cá, e o nosso querido companheiro Edinho (Silva, presidente do PT-SP) ligou para o governador Serra. Eu assumi o compromisso de conversar com a Apeoesp (sindicato que representa os professores estaduais)”, agregou Lula.

O presidente relatou ter conversado no mesmo dia durante o 2º Congresso da Mulher Metalúrgica, também no sindicato do ABC, com a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, e intermediado uma reunião entre os grevistas e o governador.

“Conversamos com a Bebel, o Edinho ligou para o Zé Serra — e eu havia dito para o Serra diretamente na conversa: ‘Serra, converse você diretamente com o sindicato. Não deixe o seu secretário da Educação conversar porque ele não conversava quando era ministro. Converse você, eles não querem muito e estão dispostos a fazer um acordo. Converse’”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, Serra teria prometido ao presidente do PT paulista receber pessoalmente os professores. O iG apurou que o governador sugeriu a possibilidade de enviar o secretário da Casa Civil, Aloyzio Nunes Ferreira, já que a Apeoesp não aceitava negociar com Paulo Renato. “Cheguei aqui e o Edinho me comunicou: ‘Presidente, eu conversei com o Serra e ele vai conversar com os professores’”, disse Lula.

De acordo com Lula, Serra não teria cumprido o acordo. “Conclusão: eu fui embora tranquilo. Conversamos com a Bebel tranquilos de que o governador iria chamar os professores para conversar. Qual não foi minha surpresa quando no dia seguinte ele viajou, não conversou, e mandou um secretário seu conversar com os professores?”.

A assessoria de Serra, que poucas horas antes teve o nome lançado pelo PSDB em Brasília, foi procurada, mas não se manifestou. A repressão policial às manifestações dos professores foi explorada em vários discursos durante o encontro de Dilma com representantes da seis centrais sindicais, neste sábado. “Posso afirmar porque estive do lado de lá na eleição passada. O Serra não gosta de trabalhador”, disse o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e do PDT-SP.

Da Redação, com informações do Último Segundo


Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia

Malhando em ferro quente

João Guilherme Vargas Netto *

Quero alinhavar três análises que procuram entender o que se passa entre os trabalhadores pobres, os aposentados pobres, os subempregados e os desempregados que não são a base do nosso movimento sindical organizado.

Para André Singer, em artigo publicado na revista Novos Estudos de novembro de 2009, Lula conquistou em 2006 os votos desta população, onde se misturam conservadorismo e reivindicações, com suas políticas sociais; já o pesquisador norte-americano Cesar Zucco, confirmando o achado, afirma que Lula atraiu os pobres das metrópoles. O cientista político de Yale e Princeton destaca o papel do Bolsa Família neste feito (ver Folha de S.Paulo de 5 de abril). E Maria da Conceição Tavares em importante entrevista para Teoria e Debate de janeiro/fevereiro de 2010, reconhece esta base do “lulismo” e, ampliando a análise, cita os aumentos do salário mínimo como um dos elementos essenciais para a nova configuração política e social que deve orientar a atitude dos partidos progressistas.

Para os três há uma concordância: o povo pobre aderiu a Lula garantindo-lhe o reconhecimento maciço.

O papel positivo desempenhado pelos reajustes do salário mínimo não pode, para quem analisa o movimento sindical e para seus dirigentes e ativistas, ser subestimado.

Os ganhos reais do mínimo - conquistados e garantidos pela interação entre a vontade política do presidente e a ação unitária das centrais sindicais – têm um poderoso reflexo sobre a economia (o mercado interno que nos salvou da crise e tem alavancado o crescimento do PIB), sobre a sociedade (melhoria da condição de vida dos mais pobres e ascensão social) e sobre o movimento sindical (vitória de uma estratégia unitária de caráter social não corporativo).

Eles afetam positivamente de maneira direta todos os que recebem o salário mínimo (nos mercados formais e informais de trabalho), os aposentados que o recebem e toda a grade de reajustes das aposentadorias (com ganhos reais, pela primeira vez, influenciados pelo avanço do salário mínimo), os pisos salariais profissionais (que são pressionados de baixo para cima e melhoram as condições de negociação de diversas categorias), os salários mínimos regionais nos cinco Estados que o praticam e alteram a maior as parcelas do seguro-desemprego. Os efeitos positivos desdobram-se em todas as direções e abarcam a esmagadora maioria dos trabalhadores, contribuindo também para diminuir o desemprego com o desenvolvimento da economia.


* É consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo
Fonte:http://www.vermelho.org.br/coluna

Serra, Kassab e as enchentes

João Quartim de Moraes *

No verão tropical chove muito. Kassab e Serra sabem disso tão bem quanto qualquer outro. Também sabem que numa megalópolis do tamanho de São Paulo, atravessada por rios que foram transformados em fétidos lixões flutuantes, quanto mais se impermeabiliza o solo, mais aumentam os riscos de enchente.

Poderiam ter lido na Wikipedia que: “A enchente ocorre quando o rio Tietê recebe, repentinamente, um grande volume d'água dos seus afluentes como o rio Aricanduva, que deságua muitos milhões de litros em alguns poucos minutos. A água que já estava no Tietê a uma certa velocidade precisa de algumas horas para ganhar força e adquirir uma velocidade maior. Enquanto a água do Tietê não ganha velocidade, a que vem do rio Aricanduva vai sendo acumulada, e o rio enche até transbordar. Por causa desse fenômeno hidráulico, o rio Tietê precisa de uma área lateral para poder absorver essa enchente. Essa área existe e situa-se a alguns metros abaixo das avenidas marginais”.

Existe ou existia? Professores da USP manifestaram, em meados do ano passado, “total repúdio” à chamada “Revitalização da Marginal do Rio Tietê”, obra encomendada pela dupla Serra/Kassab e empreendida por um cartel de concessionárias do sistema rodoviário. O argumento de fundo dos professores é que a construção de seis novas faixas (três de cada lado) na Marginal, com um custo de R$ 1,3 bilhão, agride frontalmente o princípio da prioridade do transporte coletivo sobre o individual, consagrado no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.

É normal que Kassab, ex-estafeta do malufismo e membro de um partido que só ousa se chamar DEMocratas porque não tem senso do ridículo, obedeça na prática ao princípio oposto: prioridade para o transporte individual em detrimento do coletivo. Mas no assunto da Marginal ele é mero coadjuvante. Serra é quem decide. É ele pois o principal responsável pela nova escalada de impermeabilização do solo metropolitano.

Evidentemente não lhe faltam áulicos e outras serviçais para defender esse atentado à segurança e à saúde dos moradores de São Paulo. Sob o título trivial “Melhorando o Trânsito, Trabalhando por Você”, o Portal do Governo do Estado de São Paulo publicou, em formato de catecismo, uma série de perguntas e respostas cuja leitura me fez voltar a um já bem distante passado. Numa dessas revistas, provavelmente O Cruzeiro, que líamos esperando a vez de cortar o cabelo na fila da barbearia (naquele tempo de machismo pré-crítico, cabelereiro era para mulheres; os do sexo masculino, mesmo imberbes, iam ao barbeiro) havia uma coluna humorística chamada Ministério das Perguntas Cretinas. O pessoal do Portal do Serra reativou a idé ia (mas fingindo estar falando sério) e acrescentou um seção de respostas ainda mais cretinas. As perguntas são muitas Reproduzimos aqui apenas as que dizem respeito ao estrago ecológico que aqui nos preocupa.

“Qual vai ser a economia de combustível depois que a nova marginal estiver pronta?”. “Estima-se que com a redução do tempo médio de cada viagem possa se chegar a uma economia de consumo da ordem de 1,5 milhão de litros de combustível/ano”. Esse número é imaginário, não no sentido matemático, mas no sentido fantasioso do termo. Mas enfim, está bem no estilo do Serra, aquele que quando candidato a prefeito prometeu que não se candidataria a governador e quando lhe cobraram a promessa violada, respondeu com sua característica caradura: “Aquela era a verdade daquele momento”.

“A melhora no trânsito vai diminuir a poluição?” “Vai. Com a redução do tempo médio de viagem, e a redução do consumo, haverá uma redução de emissão de poluentes”. Não terá passado pela cabeça dos pensadores do PmDEMb que se de fato a velocidade média aumentar, será por pouco tempo, porque os muitos motoristas que fogem dos congestionamentos da Marginal tenderão a dela se servir. Reencontramos aqui a quintessência do urbanismo malufista: obras dispendiosas que aliviam o trânsito, até que tudo entupa de novo. O limiar da saturação já foi atingido há muito tempo e só o rodízio, uma limitação administrativa ao uso do transporte individual estimulado pela própria administração, impede a paralização completa. Não há solução de fundo, além de investir pesadamente nos transportes coletivos, principalmente sobre trilhos.

Duas perguntas do Portal do Governo do Estado são extremamente atuais, muito mais, sem dúvida, do que o governador gostaria; as respostas estão à altura, mesmo porque são os mesmos que perguntam e respondem. se não fossem as trágicas conseqüências envolvidas: “A obra aumenta o risco de enchentes?” “Não, não há risco maior de enchentes por causa da construção das novas pistas”. “A Nova Marginal vai tornar o solo mais impermeável?” “A impermeabilização de terreno com a construção das novas pistas atingirá uma área total de 19 hectares, equivalente a cerca de 30 campos de futebol”. Essa segunda resposta, em especial, tem lugar garantido em qualquer antologia internacional da desfaçatez. 
O solo de São Paulo já está devastadoramente impermeabilizado. Serra mandou explicar que só iria sufocar mais uns trinta campos de futebol na Marginal, a qual, como indica o nome, está na margem do rio. Alguns meses depois, diante de bairros inteiros inundados, ele só poderia explicar que aquela resposta era a verdade daquele momento. Só que os momentos seguintes foram catastróficos. Em setembro 2009, com metade da chuva da última inundação, ocorrida quatro anos a antes, o Tietê transbordou. Transbordou de novo em 8 de dezembro. Os moradores de vários bairros populares, por exemplo Jardim Romano, na Zona Leste, ficaram com água pelas canelas pelo menos duas semanas.

A chuva obedece a fatores meteorológicos. Cai sobre as plantações e as hortas, irrigando-as, ou sobre as cidades impermeabilizadas, inundando-as. A chuva não sabe o que faz. Prefeitos e governadores deveriam saber.

* Professor universitário, pesquisador do marxismo e analista político.
Fonte: http://www.vermelho.org.br/coluna

Serra, Kassab e o mar de lama

João Quartim de Moraes *

Começo esta por onde terminei a anterior. A chuva, que continua implacável, cai sobre as plantações e as hortas, irrigando-as (um pouco demais), ou sobre as cidades impermeabilizadas, inundando-as. A chuva não sabe o que faz. Prefeitos e governadores deveriam saber.

No início de janeiro, Kassab teve de comparecer ao Jardim Romano, na Zona Leste. Estava ficando indecente demais que o prefeito não visitasse um dos bairros populares mais duramente afetados, e há mais tempo, pelas enchentes. Uma reportagem de O Estado de São Paulo (9/1/10), jornal insuspeito de extremismos de esquerda, que relatou a visita, conta que Raquel Santos, profissão babá, ao dar de frente com o prefeito e seus guarda-costas numa esquina enlameada desabafou aos gritos: “O senhor não põe o pé na lama? Eu quero que o senhor ponha o pé na lama. A gente perdeu tudo, ontem minha casa encheu de água com sete crianças dentro. [...] Se quiser uma bota para entrar na lama eu empresto!”. Mas não foi preciso. Kassab saiu de fininho. Chamou a babá Raquel para conversar perto do carro. “Ele veio me amansando, disse que eu estava alterada e fugiu naquele carrão preto”.

Em outros bairros alagados, por exemplo na Vila Regente Feijó, onde manifestantes revoltados botaram fogo em pneus, fechando a avenida Sapopemba, o prefeito julgou mais prudente enviar em seu lugar a Polícia Militar.


Mas não é só a gestão Kassab que está fazendo água. Serra é pelo menos tão responsável pelas enchentes quanto seu parceiro malufista. O estado calamitoso das vias públicas, a sujeira acumulada no bueiros são da alçada do prefeito, mas a impermeabilização da Marginal do Tietê é um presente envenenado do governador. 

A esse respeito o sr. Antonio Carlos Mendes Thame, que “foi Secretário Estadual de Recursos Hídricos nos Governos Covas e Alckmin, Prefeito de Piracicaba e é Deputado Federal (PSDB/SP)”, teve a bondade de me incluir em sua lista internética, mandando um texto que no início achei sarcástico e brincalhão. Parecia um daqueles deboches contra a candidatura presidencial de Serra suscitados pela situação de semi-afogamento em que se encontra a megalópolis paulistana. Por exemplo, o que diz: vote em Serra, porque se ele for eleito vai transpor a enchente paulistana para o semi-árido nordestino. Mas não, o deputado Mendes Thame parece estar falando sério: “São Paulo antecipou-se nas obras de contenção de enchentes, porém o aquecimento global tende a dobrar o volume de chuvas, exigindo dos governos estadual, federal e prefeituras das áreas atingidas a adoção de planos arrojados de prevenção e combate às cheias. É a única de forma de evitar que as enchentes, que assolaram regiões do Sul do País no ano passado, e agora chegaram a São Paulo, continuem a trazer tamanhos prejuízos, colocando em risco a vida das pessoas”.


O principal culpado, segundo o insigne parlamentar, é o aquecimento global, que teria perfidamente burlado os “planos arrojados de prevenção e combate às cheias”. Mas o Plano de Covas (é a ele que se refere o deputado) não é tão arrojado assim. Em termos de engenharia é trivial. O aprofundamento da Calha do Tietê era de fato indispensável. Foi uma iniciativa correta. Incorreto foi superestimar seus efeitos, não levar até o fim o tratamento dos esgotos despejados no Alto Tietê e em seus afluentes e esquecer de combinar com as chuvas para que elas “se mantivessem suas médias históricas” (sic).


Diz ainda o deputado Thame que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Brasil) e a Universidade de Reading (Reino Unido), “o aumento de temperatura na América do Sul tende a produzir, gradativamente, mais 16 dias/ano de chuva intensa (mais de 10mm) no sudeste do continente, englobando o Brasil”. E acrescenta: “Devido a essa previsão, altamente preocupante, o INPE trabalha na elaboração de projeções que permitam aos órgãos públicos replanejar a infra-estrutura de combate às enchentes”. 


É aí que a porca torce o rabo, como se dizia outrora. Por que o deputado, membro proeminente de seu Partido, não contou isso para o governador? Quem sabe em vez de impermeabilizar a Marginal para facilitar a vida dos automobilistas, ele teria mandado construir mais parques e posto mais transportes coletivos a serviço do povo.

* Professor universitário, pesquisador do marxismo e analista político.
Fonte: http://www.vermelho.org.br/coluna