segunda-feira, 18 de outubro de 2010


A ceia facista

Aprendi ao longo de minha vida que os valores cristãos precisamser respeitados em todas suas dimensões, assim como para além da liberdade de culto religioso reside o direito constituído de cada cidadão neste país como um instrumento de emancipação da maturidade espiritual na sua liberdade de escolha.  O que choca é saber que em período eleitoral pastores como da Igreja Quadrangular usaram o momento supostamente sagrado da Santa Ceia de seus fiéis para passar vídeos de caráter puramente político e apócrifo buscando influenciar seus fiéis e eleitores, incutindo-lhes terrorismo eleitoral em relação à candidata a presidência Dilma Rousseff como aconteceu na Igreja Quadrangular do Bairro Saic e em outras igrejas na cidade de Chapecó. 

Do ponto de vista jurídico um ato criminoso de coerção eleitoral, do ponto de vista Cristão um ato de terrorismo com a fé e os valores religiosos, do ponto de vista doutrinário uma violência ao evangelho, e do ponto de vista social uma profunda falta de respeito à fé dos seguidores. Minha mãe chocada me relatou o fato, profundamente decepcionada com a igreja a qual professa sua fé e serve a mais de 30 anos, por entender que naquele momento tão esperado da ceia sentiu sua fé violentada diante de um pastor despreparado, revestido de um cristo que exclui, que não é o crucificado mas o que crucifica, querendo servir  o pão virtual mofado e o falso vinho envenenado de mentiras aos seus fiéis. Resta a pergunta aos respeitados pastores da citada denominação religiosa se isso foi orientação da própria igreja ou iniciativa pessoal dos interesses iluminados de seu presbítero mal preparado. Assim como não faltam perguntas à atitude de bispos diretamente ligados a reacionária Cúria romana que assumiram para si o caráter de juízes em causa própria de uma instituição milenar que ao longo de séculos serve a eucaristia do suposto amor em certos momentos, regado ao sangue daqueles que ousaram contrariar suas verdades fabricadas em outros tempos. 

Vejamos o caso dos Bispos da Diocese de Guarulhos em especial o Bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini que mandaou confeccionar milhões de panfletos apócrifos contra a candidata Dilma e todos os candidatos da coligação. No mínimo um ato de terrorismo contra os seus fiéis, uma atitude violenta a democracia, a decretação da falência da ética social e dos valores cristãos de fiéis que depositam a moeda daviúva, para sustentar uma igreja de pequenos burgueses que vivem às custa da fé de seus seguidores. Para além destas repugnantes atitudes ficam perguntas aprisionadas no tempo, inaceitáveis a mim ex-seminarista; como os problemas tão antigos e tão pertinentes na instituição católica sobre as questões de pedofilia, homossexualismo,quebra do celibato, prestação de contas das arrecadações. Fatos que até hoje nenhum bispo se elevou e muito menos a CNBB para fazer materiais repudiando atitudes e atos criminosos de padres e bispos acusados de tais atos dentro da instituição. 

Atitudes tão contraditórias de casos de aborto forçado pelo lado de vitimas dos moralistas mais imorais, que dos altares e púlpito gritam um evangelho falido e violentado pelas suas próprias contradições, que combatem o homossexualismo para esconder o que vivem dentro da instituição, que pregam contra a infidelidade mas também tem sido agentes desta realidade. Assim bem como, muitos pastores que vivem as custa das desgraças da vida moderna, onde milhares de pessoas mergulhadas em suas frustrações e vazios existenciais buscam um alento para almas feridas, e se deparam com oportunistas de plantão que se apresentam com representantes de Cristo.

Aos que exercem com seriedade a vocação de pregadores que se reserve as desculpas e esperanças de vindouras e ternas bem aventuranças de um pecador como eu. E aos que tem feito da fé dos seus seguidores instrumento de suas ambições e contradições que se grite nosso lamento de repudio. Pois é inadmissível que possamos continuar silenciados diante de tantas injustiças e violência aos valores cristãos dentro destas instituições. Aos católicos fica a sugestão de Thomas de Aquino na Suma Teológica “ ... para se evitar um mal maior é licito que se cometa um menor”, neste caso o mal menor é que seja varrido para fora da instituição este lixo moralista e contraditório enquanto é tempo, pois esta mais que na hora de muitos padres e bispos entrarem no confessionário e confessar aos fiéis seus profundos atos de pecado, isso para não adiantar a necessidade urgente de sentarem no banco dos réus e serem julgado pelos seus crimes civis, pois se o código de direito canônico eles conhecem, talvez ainda falta conhecerem o Código de direito penal.

Do contrário poderá acabar valendo a máxima de Voltaire de que: “o mundo só será melhor o dia em que o ultimo sacerdote canalha for enforcado nas vísceras do ultimo Episcoporum omisso”. Que seja virada esta mesa eucarística onde tem servido ao invés do pão, laminas do ódio e no cálice do vinho vinagre que envenena. Pois ser doutrinário demagogo aparenta ser fácil ante a dificuldade de se encontrar como cristão. Se Cristo voltasse hoje muitos padres, Bispos e Pastores fugiriam para o inferno, e as igrejas deles se tornariam um cartão postal de Sodoma e Gomorra.

Neuri A²
Filósofo Existencialista