segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Europa não tem moral para criticar Cuba", diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, afirmou, nesta segunda (17) que a União Europeia (UE) carece de autoridade moral para falar sobre a situação dos direitos humanos em seu país. A declaração foi feita enquanto ocorre a 6ª Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, em Madri.

 

Entrevistado pelo canal de televisão Telecinco, Rodríguez reafirmou que Cuba, como país soberano, não reconhece nenhuma autoridade moral por parte do bloco comunitário para tratar desse tipo de assunto.

O chanceler advertiu, também, que enquanto existir a chamada Posição Comum da UE a respeito da Ilha, aprovada em 1996, será impossível uma normalização completa dos vínculos entre a nação antilhana e a UE.

Contudo, o titular de Relações Exteriores cubano reconheceu na Espanha um interlocutor válido, em sua condição de presidente do bloco comunitário durante o semestre atual. O chefe da diplomacia de Havana negou a existência de presos políticos na Ilha, e assegurou que há réus como em qualquer parte do mundo.

"Tratam-se de pessoas julgadas por atos ilegais tipificados em leis prévias e sancionadas em processos ordinários por tribunais civis", esclareceu. "Nada a ver com as comissões ou os tribunais militares, que julgam na base de Guantánamo ou em Abu Ghraib, e do qual a Europa não disse um só palavra", denunciou.

Fonte: Granma